quinta-feira, 5 de maio de 2016

Tecido

O tecido é um material à base de fios de fibra natural ou sintética utilizado na fabricação de roupas, cobertura de mesa, panos para limpeza, uso medicinal como faixas e curativos, entre outros.

Existe alguns tipos diferentes de tecidos. São eles :

Naturais

Os tecidos naturais, considerados básicos e clássicos, podem ter três origens:

Tecido de origem animal (lã e seda) :

Tecido de origem mineral (amianto) :

E tecido de origem vegetal (algodão, juta, cânhamo, linho e sisal) :


Sintéticos

Os tecidos sintéticos são fibras produzidas pelo homem usando como matéria-prima produtos químicos, da indústria petroquímica. As mais conhecidas são o poliéster PES, a poliamida PA, o acrílico PAC, o polipropileno PP e o PUR (Elastano), além das Aramidas (Kevlar e Nomex).

          

Artificiais

Os tecidos artificiais provêm de: fibras celulósicas, tais como acetatos e viscose, e "fibras proteicas", procedentes de matérias como o milho e óleos vegetais. Imitam perfeitamente a seda, e incluem tecidos como o algodão.

 



Os tecidos também podem ser classificados conforme a sua trama :

Tecidos planos

Entrelaçamento de dois conjuntos de fios que se cruzam em ângulo reto. Os fios dispostos no sentido horizontal são chamados de fios de "trama" e os fios dispostos no sentido vertical são chamados de "urdume".

 

Tecidos felpudos

São tecidos compostos, cuja superfície apresenta felpas salientes, inteiras ou cortadas:

Leno ou giro-inglês

São tecidos em geral muito porosos e cujos fios de urdimento se entrelaçam com as tramas, e também com outros fios de urdimento.

Tecidos jacquard

São tecidos simples ou compostos, que apresentam grandes desenhos obtidos pela diferença de ligamentos usados e/ou pelo uso de fios coloridos.

Malha


É uma superfície têxtil, formada pela interpenetração de laçadas ou malhas que se apoiam lateral e verticalmente, provenientes de um ou mais fios.

Tramados

São produzidos em máquinas de malharia por urdume, chamadas tramadeiras, e são muito similares ao tecido plano, com a diferença que os fios de urdume são substituídos por colunas de malha.

Firmes

Não são estruturas têxteis, aproximando-se mais da textura do papel. São todavia, produzidos a partir de soluções de fibras têxteis, mais frequentemente de náilon. Podem aparecer isolados ou laminados com outro tecido.

Alguns vídeos com explicações, comparações e até compras de tecidos aqui nos links abaixo:


E deixo aqui um vídeo de colagem de tecidos :




Nenhum comentário:

Postar um comentário