O Ladrilho Hidráulico é feito a partir de cimento e corantes. É uma peça artesanal, feito peça por peça, rústica, sem brilho, de alta resistência e durabilidade. É ainda um material poroso e por isso exige a proteção de um impermeabilizante (resina acrílica própria para ladrilho hidráulico) logo após a instalação pois o ladrilho mancha facilmente. Além disso, para que fique sempre bonito, é preciso fazer manutenção com cera incolor líquida a cada 15 dias.
O ladrilho hidráulico permite ser utilizado tanto em paredes como pisos, em áreas úmidas ou secas como, por exemplo, terraços, salas, cozinhas e banheiros. Porém, por ser mais espesso que a cerâmica, este fator deve ser considerado na hora de sua aplicação.
Pisos :
Paredes :
Quando aplicados em paredes, os ladrilhos são feitos com espessura aproximada de 1 cm. Quando aplicados no piso, possuem espessura de até 2 cm e o contrapiso deve ser impermeabilizado para evitar que fiquem manchados devido à umidade do solo. Outra característica é que o ladrilho hidráulico sofre baixa dilatação, portanto dispensa rejunte, ao contrário do azulejo.
É muito usado na decoração de ambientes formando painéis decorativos e também mosaicos (patchwork).
Abaixo, alguns videos com a aplicação dos ladrilhos :
Papel de parede é um material usado para cobrir e decorar as paredes do interior de residências, escritórios, entre outros prédios.
Tipos de Papel de Parede
Antes de escolher o seu papel de parede é importante ressaltar a grande durabilidade desse material, portanto escolha um modelo de papel que realmente lhe agrade.
Vinílico: indicado principalmente para grandes áreas de circulação (restaurantes, hotéis) e na cozinha, que não fica tão impregnado de gordura e resiste a limpeza com pano úmido.
Vinilizado: podem ser lavados e possuem uma vasta gama de padronagens.
Acetinado: acumula menos poeira, ideal para quartos de criança.
TNT: quando afirmam "tnt" significa que imita tecido, mas não é de fato tecido.
Mica: feito a partir de pedras naturais.
Texturizado : estampas de textura de pedras e tijolos. Perfeito para ambientes externos e internos.
Deixo aqui alguns vídeos importantes sobre a aplicação do papel de parede :
As pedras sempre foram muito usadas nas construções de pontes, muros e muitas outras. Atualmente as pedras estão sendo muito usadas para o revestimento de paredes tanto internas quanto externas.
Por quê? Bom as pedras além de trazerem um clima mais rustico para a decoração, apresentam resistência e durabilidade. É um material que exige pouca manutenção, resistente ao vento, ao fogo, á agua e cupins. As pedras criam ambientes muito elegantes e sofisticados.
Mas como qualquer material a Pedra também tem as suas desvantagens como o seu alto custo de instalação, por serem muito pesadas elas não podem ser aplicadas em paredes de Drywall ou gesso. Em ambientes que as temperaturas são baixas as pedras farão que o ambiente fique ainda mais frio e se não forem limpas com frequência podem juntar insetos.
Como já foi dito podemos usar as pedras tanto nas paredes externas quanto nas internas. O visual mais rustico das pedras contratando com interiores mais modernos resultam em ambientes confortáveis e muito interessantes.
Por existirem vários estilos de pedras podemos usa-las tanto em ambientes rústicos como em tradicionais e também em ambientes contemporâneos. Podendo usar em lavabos, banheiros, quartos, cozinhas, salas, adegas e varandas, deixando um aspecto robusto e sólido ao ambiente.
Lembrando que as pedras tem um visual mais pesado e frio o uso da iluminação certa pode proporcionar efeitos bem legais como foi feito nessa casa a baixo:
Iluminação valoriza
o relevo bruto da pedra. Projeto: Erick Figueira.
Esta lareira de
pedra é um belo exemplo do uso do material como revestimento e estrutura.
Projeto: CCY Architects.
No mercado atual existem milhares de pedras que podemos escolher as mais usadas são:
O Mármore: que pode ser encontrado em varias cores como branco, preto, verde entre outras.
O granito : que é sólido e resistente e é mais barato que o mármore:
Ardósia: muito resistente e de baixo custo, é encontrada principalmente nas cores verde e cinza.
Seixos: com a forma arredondada, podemos encontrá-los nas cores: marrom, branco, amarelo, rosa, preto, verde, etc.
Veja a seguir alguns vídeos mostrando a instalação de pedras
em paredes:
Gesso Moldado são placas de gesso, utilizadas em forro, rebaixamento de teto e decorações em geral.
São econômicos e de fácil instalação. Facilidade na pintura, se adequa a qualquer projeto de rebaixamento. Os forros de gesso estão entre os mais comuns de se encontrar em obras pelo Brasil atualmente, além de existir muitas empresas e profissionais autônomos especializados no assunto.
As fórmulas de hoje diferem de acordo com o fabricante. O gesso pode ser despejado em uma grande variedade de moldes para formar várias peças de decoração que podem ser pintadas, enfeitadas com estêncis, gravadas, estampadas, lixadas, e coladas em diferentes maneiras na maior parte das superfícies. Durante séculos, os enfeites arquitetônicos têm sido feitos de gesso e podem ser vistos decorando palácios e belas mansões por todo o mundo.
Medalhões de teto
Um projeto popular de gesso pré-moldado é a instalação de medalhões de teto. Eles podem ser afixados no centro de um teto ou em torno de luminárias, ventiladores ou claraboias. Alguns medalhões são instalados em duas metades, a fim de caberem facilmente em torno das luminárias. Os objetos de gesso de teto maiores e mais pesados devem ser instalados pelos serviços profissionais de decoração de interiores, mas os mais leves de duas seções podem ser efetivamente instalados seguindo as instruções do fabricante. Quando montado, um medalhão de gesso pré-moldado pode ser pintado da mesma cor que o teto ou pré-pintado de uma cor contrastante antes da instalação.
Enfeites de parede
Os adereços de gesso pré-moldado são excelentes para projetos de decoração de interiores. Os de parede também são chamados de "cartuchos" ou placas. Esses são adereços decorativos, que podem ser desde pequenos a muito grandes e são utilizados para decorar paredes. Quando instalados sobre molduras de portas, janelas ou acima de arcos são chamados "overdoors", mas os enfeites em rolos e guirlandas também são afixados nessas posições. As lojas de materiais de arquitetura ainda oferecem cercados de lareira completos com cornijas de gesso, deixando-as mais interessantes. Os projetos maiores de gesso pré-moldado exigem múltiplas ferramentas, sistemas de elevação e colas, mas, depois de instalados, eles são pintados e finalizados, portanto os seus métodos de instalação são indetectáveis.
Enfeite para móveis
Os adereços de móveis de gesso pré-moldado podem ser utilizados em projetos muito acessíveis. Rolos e guirlandas, rosetas e pequenos cartuchos podem ser adicionados à frente ou aos lados planos de gavetas, armários, cabeceiras da cama, guarda-roupas, mesas, etc. A maioria dos enfeites menores pode ser afixada com cola e pregos de acabamento, tornando a instalação do projeto facilmente concluída sem os serviços e profissionais. Os móveis podem ser pintados de uma cor e os adereços em folha de ouro ou uma cor contrastante, se desejado.
Resumidamente podemos falar que fibra para revestimento é todo aquele material que aplicado a parede tem algum efeito 3D, ou imita a textura de algo.
Fibra de vidro
É um tecido de fibra de vidro produzido em teares de alta tecnologia, com acabamento estrutural firme, textura agradável e visual diferenciado.
A fibra de vidro é um material muito resistente, não rasga, não desfia e é a prova de rachaduras. É antimofo, não proliferando colônias de fungos e ácaros, pois as fibras de vidro não absorvem nenhum produto externo. Ideal para pessoas alérgicas. O produto fica 100% lavável quando pintado com uma tinta acrílica e a parede torna-se impermeável à umidade.
Pode ser aplicável sobre qualquer superfície, desde que esteja lisa e nivelada, não importando o substrato (dry-wall, madeira, azulejos), escondendo grande parte das imperfeições e defeitos nas paredes e tetos.
A aplicação é rápida e limpa e a cola utilizada na aplicação não é tóxica ou inflamável e não deixa qualquer odor no ambiente. A manutenção é fácil, basta uma repintura.
O fibra-de-vidro aceita até 10 demãos de tinta, sem perder a textura.
As fibras naturais
diferentemente da Fibra de vidro não são laváveis.