quarta-feira, 27 de julho de 2016

Forro de Gesso Acartonado

A placa de gesso acartonado é feita de gesso endurecido revestido dos dois lados por papel cartão do tipo “kraft” (um tipo de papelão fino mais resistente á àgua), como se fosse um “sanduíche”.




Forro de tinta

Utilizar a cor de tinta certa para pintar o teto pode ser a solução do problema de iluminação. As cores escuras no teto podem causar uma sensação de que o comodo é mais baixo. Se o espaço for pequeno, as cores claras são as mais indicadas, já que nos dão a sensação de que o ambiente é mais alto. Por outro lado, Podemos também brincar com estampas no teto como na imagem abaixo que nos remete a um clima de circo com o seu teto listado vermelho e branco,


Uma das vantagem de pintar o forro é a fácil manutenção, o preço que é bem acessível e a facilidade de trocar quando você quiser já que é só pinta por cima e pronto, um forro novo.




Instalação de Forro pintado.

Forro Metálico

Aeroportos e indústrias costumam ter demandas bastante específicas quanto a materiais arquitetônicos. No caso de forros, os metálicos são uma opção que responde bem a requisitos de durabilidade e praticidade comumente exigidos em projetos para esses espaços. Há alguns anos o Brasil conta com vários fabricantes de forros metálicos, facilitando a especificação e uso do produto.

A definição do modelo de forro metálico mais indicado depende do projeto e das necessidades particulares da edificação, afirma o engenheiro Paschoal Guglielmi, diretor Comercial da Owa. “De modo geral, indústrias ou edifícios que recebem grande fluxo de pessoas devem priorizar produtos de fácil manuseio para que os acessos de manutenção sejam muito rápidos”, indica o engenheiro.

Em aeroportos, informa Mario Orlando Santos, da fabricante Refax, os modelos mais utilizados nas áreas de circulação e halls são os baffles, as colmeias e os forros lineares, em função do melhor desempenho acústico e forte apelo decorativo. Nas áreas administrativas, aparecem com frequência modelos modulates, como o Clip-in e o Tegular, pois facilitam o acesso sobre o forro. “Em indústrias, os modelos lineares são muito aplicados em setores que requerem estanqueidade e higienização, e os modelos modulares nas áConheça os tipos mais indicados para aeroportos e indústrias



BAFLLE - Composto por painéis verticais, que são unidos por meio de junta de intersecção. A fixação é feita por meio de porta-painéis. Para melhor desempenho acústico, os painéis podem ser perfurados e ganhar materiais absorventes.reas administrativas”, detalha.


COLMEIA - Composto por grelhas quadriculadas, que são apoiadas sobre perfis padrão T invertido. Os fabricantes oferecem diferentes modelos, com formatos e design variados. Uma das vantagens é a fácil remoção das grelhas para acesso aos subsistemas e a possibilidade de agregar isolantes.


LINEAR - As lâminas retangulares, com cantos curvos ou retos, são dispostas lado a lado e encaixadas no porta-painel por meio de diferentes sistemas, dependendo do fabricante e do modelo do forro. O aspecto retilíneo é um dos principais atributos. Os painéis podem ser lisos ou perfurados e, neste caso, receber elementos termoacústicos.

TEGULAR - De aspecto modular, o sistema é formado por bandejas com acabamento tegular que se apoiam sobre a estrutura do perfil padrão T, criando um rebaixo em torno destas. Para acesso aos subsistemas, basta suspender e mover as bandejas. Painéis perfurados também podem receber absorventes acústicos.



CLIP-IN - As bandejas quadradas têm bordas com chanfros, permitindo que sejam clicadas ao perfil. Como a estrutura de sustentação não fica aparente (junta seca), o visual é contínuo e reticulado. Desempenho acústico ampliado com a perfuração dos painéis e aplicação de componentes absorventes.

Veja como esse forro metálico é instalado:

Forro de Bambu

Forro de bambu

Moderno e resistente, ele também aparece como alternativa sustentável, já que em três anos essa gramínia de crescimento rápido está pronta para o corte. Por seu formato natural, o bambu tem um bom nível de isolamento acústico.

É importante verificar a procedência do mesmo. Há métodos de secagem e cozimento que diminuem as chances de o material ser atacado por brocas e fungos. Uma placa de cimento amianto e uma manta asfáltica protegem o forro de bambu de uma eventual infiltração nas telhas.

O forro de bambu é mais usado em áreas residenciais que procuram uma aparência mais natural. Muito usado em pergolados e em área de churrasqueira.

 


Alguma duvida de como esse forro é instalado?
Instalação:



Por ser artesanal, a técnica sofre variações. Neste espaço, o bambu-mirim (phyllostachys aurea), ou cana-da-índia, foi preso em baguetes de madeira de 2 x 2 cm com cola quente e arame. Tetos inclinados pedem o travamento das varas a cada 50 cm. O uso de pregos pode causar rachaduras. Manutenção: bambus autoclavados e queimados em fogo ganham resistência e ficam protegidos de pragas. Esses cuidados simplificam a limpeza com espanador de pó ou pano. Em contato com a umidade, requer a aplicação de seladora ou verniz. 




Forro de Fibra

Características e vantagens dos forros em fibra mineral:

  • São forros indicados para instalação em escritórios, ambientes corporativos, áreas industriais e comerciais, tendo entre os forros removíveis as melhores características estéticas do mercado.
  • São forros montados em perfilados de aço no sistema “T invertido”, proporcionando montagem rápida e limpa.
  • São forros apresentados normalmente em placas com as mesmas dimensões dos outros forros removíveis tais como os forros em lã de vidro e isopor (1,25 x 0,625m).
  • Por ter suas placas removíveis, facilita a passagem de fiação de redes (elétrica, dados,...), bem como simplifica possíveis alterações de “lay-out” no ambiente em que está instalado.
  • Suas placas são compostas de minerais como a vermiculita e não propagam chamas (forro incombustível).
  • São forros extremamente leves, o que evita sobrecarga em estruturas e telhados.
  • Podem ser montados com iluminação embutida, contado com luminárias no tamanho padrão facilmente encontradas no mercado.
  • Seu material possui excelente desempenho acústico, sendo adequado tanto para escritórios onde se deseja melhorar a qualidade acústica, bem como para áreas industriais onde se deseje melhorar tanto o isolamento acústico, como boas condições estéticas.
  • São forros de excelente isolamento térmico.
  • Suas texturas e desenhos se apresentam em grande variedade.
  • Suas qualidades termo-acústicas podem ser melhoradas com a adição de mantas apropriadas.






Como instalar o forro de fibra? Olha esse vídeo e aprenda.



Forro de Gesso - Sancas e Rebaixos

Qual a diferença entre forro de gesso e sanca de gesso? Quais os tipos de sancas existentes no mercado? 

Gesso é uma ótima dica de como deixar sua sala mais charmosa, seu quarto melhor iluminado. Mas você sabe a diferença da sanca para o forro de gesso? Conhece os tipos de sanca: fechada, aberta ou invertida? Sabe como chamam os como iluminação embutida direta ou indireta? Entenda de uma vez por todas o que são as sancas de gesso e como podem ser usadas na decoração da sua casa.

Quando pensamos na reforma e decoração de uma casa, um ponto de extrema importância é o teto, pois ele ajuda a determinar o tamanho e a iluminação do ambiente. Hoje em dia um imóvel novo apresenta tetos mais baixos, o que pode dar sensação de que o ambiente é menor do que realmente é. Para disfarçar essa altura e ajudar a distribuir a iluminação de maneira que o cômodo fique mais confortável, podemos lançar mão do uso da sanca de gesso.

Qual a diferença entre sanca e forro de gesso?

Muitos acham que não há nenhuma diferença e que forro e sanca de gesso são a mesma coisa. Na verdade, há sim diferenças entre eles. Apesar de ambos “formarem” o teto,  o forro de gesso, também chamado de “rebaixamento”,  fica a alguns centímetros da laje e da parede, “substituindo” o teto e criando um efeito muito interessante com sua iluminação direta. Já a sanca deixa o teto à vista, utilizando-o como refletor.

O que são?

A sanca é uma moldura feita normalmente de gesso e instalada no ponto em que o forro e a parede se encontram. Podem ser lisas ou decoradas, abertas ou fechadas, com ou sem iluminação e estão cada dia mais presentes no acabamento de ambientes residenciais ou comerciais, para dar um toque de estilo e modernidade ao imóvel.

Sanca aberta

Para fazer uma sanca aberta a abertura da moldura fica voltada para o centro do ambiente e, no vão, pode-se embutir a luz de maneira que ela reflita no forro e ilumine o cômodo, fazendo uma iluminação indireta.


Sanca invertida

Esse tipo de sanca também é aberto, mas o vão fica nas laterais, voltado para a parede. Difere do forro pois não há luz embutida que reflita no teto.

Sanca fechada

Essa não apresenta nenhum tipo de abertura, e nela só é possível utilizar iluminação direta, utilizando spots.

Veja agora um vídeo que te mostra como instalar esse forro de gesso



Placas de Gesso

São fabricadas em dimensões de 60×60 e 65×65 cm. São feitas de pastas de gesso, moldadas em fôrmas metálicas. O processo de fabricação é simples e as placas são normalmente produzidas em pequenas indústrias.

São utilizadas basicamente para construção de forros em residências e escritórios. Em edifícios de apartamentos são muito usadas em forros de banheiros, para esconder as tubulações hidráulicas que passam sob o teto. São de custo relativamente baixo e fáceis de instalar. Além disso, em caso de necessidade de manutenção ou reparo das instalações, a remoção e a recolocação dos forro são consideradas tarefas simples.







As placas de gesso podem ser aplicadas com curvas, ao contrário do drywall.




Alguns vídeos com a instalação dos gessos :




Forro de Gesso - Drywall


Eles dispensam acabamento e vêm com recortes capazes de alcançar altos índices de absorção acústica. Podem embutir lâmpadas de led, e há modelos tratados para diminuir odores no ambiente









Abaixo podemos entender como funciona a instalação do Forro de Drywall
Fixação do forro: os painéis específicos para o teto são parafusados na estrutura de aço, e o forro fica suspenso por tirantes sob a laje (ou presos no telhado). Isso ajuda a absorver os movimentos naturais 
da construção, o que evita trincas.





quarta-feira, 6 de julho de 2016

Madeira Reciclável

Assim como em qualquer processo de transformação de matéria-prima em móveis e objetos que serão usados pelo consumidor final, o processo de extração da madeira também gera resíduos – seja na retirada das árvores da floresta, no transporte, na serraria ou na indústria. Estes resíduos podem ser reutilizados e reciclados, permitindo novas utilizações, de maneira criativa e sustentável.






Plástico Reciclável


O plástico é um dos produtos mais utilizados na sociedade atual. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do plástico reciclado.O plástico reciclado tem praticamente todas as características do plástico comum.

cadeira de plástico reciclado