quarta-feira, 27 de abril de 2016

Resistência dos Materiais

Na engenharia dos materiais, a resistência dos materiais é a capacidade do material de resistir a uma força a ele aplicada.Os esforços mecânicos são o principal foco da resistência dos materiais, pois todo o estudo gira em torno de como dimensionar uma peça ou elemento de máquina para que suporte os efeitos que os esforços mecânicos gerados por uma estrutura geral ou específica estarão atuando sobre a mesma.

São os esforços mecânicos:

1. Tração

A tração é a força aplicada sobre um corpo numa direção perpendicular à sua superfície de corte e num sentido tal que, possivelmente, provoque a sua ruptura.



2. Compressão

Compressão física é o resultado da aplicação de uma força de compressão a um material, resultando em uma redução em seu volume, ou uma redução de uma de suas dimensões.



3. Cisalhamento

Tensão de cisalhamento é um tipo de tensão gerado por forças aplicadas em sentidos iguais ou opostos, em direções semelhantes, mas com intensidades diferentes no material analisado.



4. Flexão

Na mecânica, flexão é um esforço físico onde ocorre perpendicularmente ao eixo do corpo, paralelamente à força atuante.



5. Torção


Torção é a tensão que ocorre quando é aplicado momento sobre o eixo longitudinal de um elemento construtivos ou prisma mecânico, como podem ser eixos ou, em geral, elementos onde uma dimensão predomina sobre as outras duas, ainda que é possível encontrá-la em situações diversas.



6. Flexo-Torção


Flexo-torção é o termo utilizado quando uma peça está submetida a dois tipos de esforços: flexão e torção. Um membro estrutural submetido a carregamentos combinados pode com freqüência ser analisado superpondo-se as tensões e deformações causadas por cada carregamento agindo separadamente.




7. Flambagem

A flambagem ou encurvadura é um fenômeno que ocorre em peças esbeltas, quando submetidas a um esforço de compressão axial. A flambagem acontece quando a peça sofre flexão transversalmente devido à compressão axial.